Sobre o Curso

A Administração, enquanto profissão foi regulamentada em 09 de setembro de 1965, por meio da Lei 4.769, ocasião em que foram definidas as profissões de administrador de empresas e de administrador público. Em 08 de julho de 1966, foi editado o Parecer do então Conselho Federal de Educação (CFE) que definiu o primeiro currículo mínimo dos cursos de Administração. O Curso de Bacharelado em Administração do Campus XVI está funcionando no regime Interdepartamental com o Campus XII – Guanambi que foi incluído na proposta do Plano de Expansão da Universidade dos cursos de graduação, conforme Portaria nº 1990 de 20 de agosto de 2003, posteriormente, a Resolução nº 288 do CONSU/UNEB, de 13 de julho de 2004, cria, autoriza a implantação e o funcionamento do referido curso neste Campus. O Curso de Bacharelado em Administração do DEDC visa à formação humanística, técnica e científica do aluno. Sendo assim, tal curso se fará pautado de forma a despertar a visão crítica, política, social, criativa e ética, para que o futuro profissional possa tomar decisões, empreender com competência e atuar interdisciplinarmente na administração das organizações governamentais e não-governamentais como agente de transformação e desenvolvimento.

A presente proposta tem o compromisso com a formação superior que possa abranger a administração nessa nova ordem de emergentes mudanças sociais, tecnológicas e científicas. Para tanto, o curso terá por finalidade atender às demandas das realidades do município de Guanambi e região circunvizinha, sob aos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. O curso tem parcerias consolidadas com instituições da cidade e região, tais como: SEBRAE, CDL, Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria de Educação, INSS, Justiça Federal, Banco do Brasil, dentre outras. As mesmas oferecem campos de estágio para os nossos acadêmicos, por conta disso, concorremos ao edital do Prolem que nos contemplou com a sala de multimeios que tem como objetivo servir de local de treinamento e recrutamento dos nossos alunos. Também contamos com a Empresa Junior e o Diretório Acadêmico (D.A), como instrumentos que contribuem com a autonomia estudantil, interagindo nos espaços acadêmicos e promovendo a integração entre Universidade e comunidade.

Pensar a formação do Administrador na sociedade contemporânea – onde os avanços da tecnologia, da comunicação e da informação redimensionam a estrutura do trabalho, gerando desemprego em massa – requer pensá-la para as exigências da sociedade em curso. Assim, o curso de Administração, enseja formar profissionais com visão sistêmica da realidade social, que, a partir de conhecimentos técnico-científicos e de reflexão crítica, possam estar atentos à relevância social do desenvolvimento na atualidade.

Enfim, um profissional que apresente flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do Administrador, capaz de compreender, analisar e intervir na estrutura social e econômica do país, através de uma atuação marcante em termos regionais. O profissional do Curso de Administração estará legalmente apto a atuar como profissional em: Empresas, Comércios, Indústrias, Hospitais, Hotéis, Área Rural, Cooperativas, Consórcios, Imóveis, dentre outras.

Sendo assim, o curso de graduação de Administração deve formar profissionais que revelem as seguintes competências e habilidades:

Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Duração do curso: 8 (oito) semestres

Turno: Vespertino e Noturno.


Estrutura acadêmica

Coordenação e Secretaria

Coordenação
Ana Karine Loula Torres Rocha
E-mail: aklrocha@uneb.br

Secretaria
Vera Lúcia Gomes dos Santos
E-mail: vlgsantos@uneb.br
Telefone: (74) 3641-4532/ 3503 (Ramal 208)

Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso

Professor
Jerisnaldo Lopes Matos
E-mail: e-mail@uneb.br

Professora
Lara Amorim Helfenstein
E-mail: e-mail@uneb.br

Professora
Ana Karine Loula Torres Rocha
E-mail: aklrocha@uneb.br

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Cargo
Cicrana Santos
E-mail: e-mail@uneb.br

Cargo
Cicrana Santos
E-mail: e-mail@uneb.br

Coordenação Setorial de Estágio

Docente
Ana Karine Loula Torres Rocha
E-mail: aklrocha@uneb.br

Docente
Lara Amorim Helfenstein
E-mail: e-mail@uneb.br

Docente
André Machado de Oliveira
E-mail: e-mail@uneb.br

Secretaria
Vera Lúcia Gomes
E-mail: vlgsantos@uneb.br


Docentes

André Machado de Oliveira

Vinculação: REDA
Titulação: Especialização
Regime de Trabalho: 40h
Classe Funcional: Substituto
E-mail: e-mail@uneb.br
Currículo Lattes

Andressa de Souza S. Ferreira

Vinculação: Cooperação
E-mail: e-mail@uneb.br
Currículo Lattes

Daisy Lima de Souza Santos

Vinculação: Cooperação
E-mail: e-mail@uneb.br
Currículo Lattes

Eduardo Moreira Damasceno

Vinculação: Cooperação
E-mail: e-mail@uneb.br
Currículo Lattes

Jerisnaldo Matos Lopes

Vinculação: REDA
Titulação: Doutorado
Regime de Trabalho: 40h
Classe Funcional: Substituto
E-mail: e-mail@uneb.br
Currículo Lattes

Lara Amorim Helfesthein

Vinculação: REDA
Titulação: Especialização
Regime de Trabalho: 40h
Classe Funcional: Substituto
E-mail: e-mail@uneb.br
Currículo Lattes

Lívia da Silva Modesto Rodrigues

Vinculação: Efetiva
Classe Funcional: Substituto
E-mail: e-mail@uneb.br
Currículo Lattes

Matheus Ferreira Bezerra

Vinculação: Cooperação
Classe Funcional: Substituto
E-mail: e-mail@uneb.br
Currículo Lattes

Nívia Martins Menezes

Vinculação: Cooperação
Classe Funcional: Substituto
E-mail: e-mail@uneb.br
Currículo Lattes

Rodrigo Luduvice da Silva

Vinculação: Cooperação
Classe Funcional: Substituto
E-mail: e-mail@uneb.br
Currículo Lattes

Romilson do Carmo Moreira

Vinculação: Cooperação
Classe Funcional: Substituto
E-mail: e-mail@uneb.br
Currículo Lattes

Sandilla de Oliveira Machado

Vinculação: REDA
Titulação: Mestrado
Regime de Trabalho: 20h
Classe Funcional: Substituto
E-mail: e-mail@uneb.br
Currículo Lattes


Infraestrutura

  • 04 Salas de Aulas (Ar condicionado, Projetor de Multimídia e Computador);
  • 01Laboratório de Informática (28 Computadores Intel Core I3, Memória RAM de 4Gb e HD 500 GB);
  • 01 Laboratório de Linguagens;

Estrutura Curricular

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta – das 7h30 às 22h.

BA 052 – Km 33 Estrada do Feijão, Irecê – BA, 44900-000, CEP 44.900-000 – Irecê-BA